Dia do Soldado

Geral

Praças em Ação: Em dia de folga, bombeiro militar faz salvamento de turistas em praia de Florianópolis
28/02/2019

Domingo, 23 de fevereiro. Dia de verão ensolarado e muito quente, com as temperaturas batendo os 40º. Dia perfeito para estar na praia. De folga, o bombeiro militar e aprasquiano, cabo Ernani Achiles Genol Neto, de 30 anos, aproveitava o descanso para curtir com a família. “Eu estava com a família inteira na Praia do Caldeirão (sul da ilha de Florianópolis), inclusive com a minha filha de 4 meses no colo, quando percebi que três rapazes estavam tentando desesperados tirar água do veleirinho (modelo Hobie 3.9). Estava um lindo dia, mas o tempo virou de repente e era nítido que eles não tinham colete salva vidas”, relata o BM Ernani. 

O bombeiro militar não pensou duas vezes e agiu rápido. “Dei minha filha para minha esposa e disse que se eu entrasse na água que ela ligasse direto para o soldado Bonatelli (Moto Aquática de Salvamento do CBMSC). Fui caminhando e logo na sequência o vento entrou com muita força. Uma tempestade que entrou em minutos, pegando todo mundo de surpresa”, contou. Neste momento, a pequena embarcação virou e um dos rapazes foi arremessado para mais longe do veleiro. Foi assim que o bombeiro Ernani acenou para a esposa e entrou na água, mesmo sem nenhum meio para auxiliar. Somente de calção de banho, nadou até a embarcação e os encontrou muito assustados. Eram três rapazes, turistas gaúchos, na idade de 22 e 23 anos. O cabo BM relata ainda que eles estavam lutando contra o vento e se agarrando na embarcação. “Ajudei os três a ficarem firmes na embarcação, me identifiquei como bombeiro militar e informei que a ajuda estava a caminho”, disse. Porém, naquela hora, a embarcação foi virada novamente pelo vento, o mastro quebrou e veio com tudo na direção deles. 

“Só tivemos tempo de largar e mergulhar. Depois disso, consegui novamente reuni-los e seguramos na embarcação. Eles estavam assustados, pois a popa já estava submersa. Continuei pedindo que se acalmassem e que a ajuda não demoraria a chegar. Confesso que eu também estava bem assustado porque o vento forte nos afastava da costa e a embarcação estava prestes a afundar. Mas como é de praxe da nossa Corporação, a MA do Matadeiro, conduzida pelo soldado Bonatelli chegou rapidamente e com agilidade realizou o reboque emergencial até a praia”, resumiu o cabo BM Ernani. 

Ele acrescentou ainda que o resgate ocorreu no mesmo local onde em dezembro último tirou uma foto com a filha no colo ao lado da moto aquática. “O resgate foi nesse exato lugar que estou na foto com minha filhinha. Vê que coincidência”. 

Nossos parabéns e reconhecimento ao trabalho desse herói, cabo BM Ernani que, no seu dia de folga e em uma ocorrência perigosa, não hesitou em arriscar sua vida para ajudar os três rapazes. Que a sociedade sempre valorize o trabalho de policiais e bombeiros militares que arriscam sua vida todos os dias para cumprir a missão de servir e proteger a todos.

 

OUÇA A NOTÍCIA NA RÁDIO APRASC

 

 

 

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h