Nota de pesar

Geral

Praças em Ação: aprasquiano salva vítimas de afogamento em Imbituba
20/03/2019

O passeio em família à Praia da Vila, em Imbituba, no sul do estado, na terça-feira (05/03) de Carnaval, era para ser um dia normal de descanso para o soldado de 1ª classe Israel José Silveira Trajano, do 8º Batalhão do CBMSC. A tarde estava tranquila até que, enquanto se preparava para ir embora com a família, às 18h, o aprasquiano escutou um grito de socorro vindo de uma mulher.

“Quando olhei para trás, tinha uma mulher gritando por socorro e correndo em direção ao posto de guarda-vidas. Ela estava gritando bem alto. Tinha um grupo de pessoas sendo arrastados para fora da arrebentação. Eu estava com uma sunga por baixo da bermuda, tirei bem rápido e fui correndo para ajudar”, contou.

Mesmo sem os equipamentos adequados por estar de folga, Trajano assumiu o risco e nadou até o ponto onde três crianças e um homem de 55 anos pediam ajuda. Para resgatar as crianças, o soldado contou com o auxílio dos salva-vidas do local, que utilizou um pranchão para retirar as crianças da água.

Trajano permaneceu para resgatar o homem. Sem equipamento, usou um braço para segurar a vítima e evitar que o homem fosse levado pela correnteza.

“Quando eu estava chegando no senhor, os guarda-vidas passaram por mim com o pranchão e alcançaram as meninas. Eu peguei e comecei a ajudar o senhor a sair. Comecei a nadar contra a correnteza e consegui colocar ele para o seco”, completou.

Após dez minutos nadando com a força de apenas um braço e as pernas, o bombeiro chegou à terra firme e encaminhou a vítima ao posto guarda-vidas da praia para passar por uma avaliação.

Durante todo o salvamento, o filho e a esposa do militar acompanharam as ações a fim de garantir que Trajano estava bem. Quando finalizou sua missão, o soldado retornou para junto deles e abraçou seu filho.

A felicidade pelo resgate era imensa. “Fiquei muito feliz porque é difícil ajudar em uma ocorrência no mar. Muita satisfação em poder ter ajudado aquelas pessoas”, ressaltou.

Trajano também deixou um recado para os companheiros de trabalho.

“Como faço parte da classe e acredito muito neles, quero parabenizar a todos, porque todos são grandes heróis da sociedade, sempre arriscado a vida em prol da sociedade. Então um parabéns bem merecido a esses guerreiros que a gente tem”, finalizou.

A APRASC reconhece e homenageia a dedicação e bravura do soldado de 1ª classe Israel José Silveira Trajano, que mesmo em seu dia de folga não mediu esforços para salvar a vida de outras pessoas.

Ouça a notícia na RádioWeb APRASC

[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h