APRASC recebe diploma de Amigo da ANVFEB

Geral

APRASC se reúne com o Comando do CBMSC
27/03/2019

A extinção da escala 24x48h, o aumento do efetivo, e a convocação dos excedentes e remanescentes do Concurso CBMSC 2017 estão entre as principais reivindicações de uma pauta de 15 itens que foi apresentada pela diretoria da APRASC ao Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, em reunião realizada na tarde dessa terça-feira (26/03). 

A diretoria esteve representada pelo presidente, subtenente da reserva João Carlos Pawlick e pelo 1º tesoureiro, subtenente da reserva Pedro Paulo Rezena. A reunião, que ocorreu no Quartel do Comando Geral do Bombeiro em Florianópolis, contou com as presenças do comandante-geral, coronel Edupércio Pratts; do subcomandante-geral, coronel Charles Alexandre Vieira, do chefe do Estado Maior, coronel Daniel Fernandes e da chefe da Comunicação Social, major Isabel Gamba Pioner.

Sobre a escala 24x48h, o comandante-geral foi enfático respondendo que o CBMSC nada pode fazer em razão da judicialização. “Estamos aguardando a decisão jurídica”, disse. Existe uma ação coletiva, impetrada pela APRASC na Justiça, contra a jornada de trabalho acima de 40 horas semanais e que pendente de julgamento. Diversos praças - bombeiros militares também ja entraram na justiça, com ação individual, contra a escala abusiva de 24 x 48 horas, existe uma favoravel e a outra nao, porém estão pendentes de julgamento em 2º grau e aguardam decisão. Além disso, a Lei estadual 16.773/2015, aprovada em novembro de 2015, preve a extinção da jornada, fato que não está sendo cumprido pelo governo do estado.

Sobre o aumento do efetivo, o comandante disse que o governo já prorrogou o concurso 2017 e que deverá convocar os excedentes. “Nós estamos acompanhando, já levamos um diagnóstico para o governador. Temos 292 pessoas aptas a serem chamadas do último concurso. O governo nos acenou pedindo para que fosse feita uma avaliação do quadrimestre, ou seja, entre 1º de janeiro e 30 de abril. No início de maio teremos esse diagnóstico com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal e estamos acompanhando junto ao atual governo para que possamos convocar todos aqueles bombeiros, pessoas que fizeram o concurso, e estão aptas a serem convocadas. Essa é uma expectativa muito grande, esperamos que a partir de maio possamos chamar essas 292 pessoas que estão ainda dentro deste concurso que está prorrogado até o dia 26 de março de 2020”, disse o coronel Edupércio Pratts. Quanto à convocação dos remanescentes e também de abertura de novas OBMs não há previsão. 

Em relação ao plano de carreira e QOA, a APRASC criou comissões integradas por diretores que estão estudando e avaliando os projetos. Os temas serão tratados em uma próxima reunião com o comando e a presença dos integrantes das comissões.

Ouça também a notícia na Rádio Web APRASC.

 

 Leia também a notícia publicada no portal do CBMSC

 

Comandante-Geral do CBMSC recebe representantes da Aprasc

 

 

 

 

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h