Reivindicado pela APRASC, reajuste das diárias foi anunciado pelo governador no lançamento da Operação Verão 2019/2020

Geral

Praças em Ação: Soldados aprasquianos da PM salvam criança de 3 anos engasgada em Itajaí
16/07/2019

Na manhã da última segunda-feira, 15 de julho, uma guarnição da Polícia Militar realizava rondas pelo bairro Cordeiros, em Itajaí, quando foi abordada por uma mãe desesperada porque o filho de três anos havia se engasgado e estava desacordado. Os soldados, que também são associados da APRASC, Gerson Furtado Pereira e Christian da Silva Chiappeta, da 1ªCIA do 1ºBPM (Itajaí), estavam na viatura e agiram rápido.

De imediato, o soldado Furtado Pereira pegou a criança nos braços e realizou a Manobra Heimlich, uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, na tentativa de desobstruir suas vias respiratórias.
“A mãe saiu de dentro de casa gritando e aos prantos. A criança estava desfalecida. Fizemos manobras de desobstrução das vias aéreas e colocamos na viatura, realizando mais manobras enquanto seguíamos na viatura para a UPA do bairro Cordeiros. No caminho, ela voltou a respirar”, conta o soldado Furtado.

Já no posto de saúde, a criança foi atendida pela equipe de médicos e enfermeiros. Os plantonistas informaram que o menino já não corria mais risco de morrer e ele foi transferido para o hospital Pequeno Anjo para ficar em observação.

Pai de duas meninas, uma de nove anos e outra de nove meses, o soldado Furtado, fala que a sensação de fazer uma criança voltar a viver é inexplicável.
“O momento é muito forte, há muita apreensão e estresse durante os trabalhos de reanimação. Passado o susto, meu colega e eu ficamos emocionados. Com a técnica e conhecimento, conseguimos obter êxito e recuperar a vida daquela criança. Foi a primeira ocorrência que enfrentei de salvar a vida de um pequeno ser humano”, relata o soldado Furtado, que está há pouco mais de 7 anos na Polícia Militar de Santa Catarina.

A APRASC enaltece o trabalho dos soldados Furtado e Chiappeta pela eficiência no resgate e salvamento da criança.

Ouça a reportagem na Radioweb APRASC

[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h