Dia do Soldado

Geral

Praças em Ação: Cabo PM aprasquiano recebe moção de aplauso na Câmara de Vereadores de Mafra por ato de bravura
23/07/2019

O aprasquiano cabo da Polícia Militar Jackson Woginiack foi homenageado com uma moção de aplausos, na Câmara de Vereadores de Mafra, no último dia 09 de julho, por ato de bravura. Natural de Mafra, ele trabalha na Guarnição Especial do município, localizado ao Norte de Santa Catarina.

Filho de um cabo da reserva, o cabo Jackson, também tem outros dois irmãos praças catarinenses.

“Sinto um orgulho por ser filho da terra e receber esta homenagem, ser lembrado na cidade onde nasci e me criei. Demorei algum tempo para voltar à cidade e trabalhar nela como policial militar. Sou filho de um PM da reserva que atuou por 27 anos em Mafra. É muito gratificante a homenagem”, disse o cabo Jackson ao falar sobre a emoção de receber uma homenagem na cidade onde nasceu.

Entenda o caso

A moção de aplauso se deve à atuação durante ocorrência policial em outubro de 2018, quando quatro homens assaltaram um estabelecimento comercial no interior do município de Monte Castelo. Na fuga, houve troca de tiros e dois criminosos acabaram sendo atingidos pelo cabo Jackson e morreram no local. Outros dois se entregaram à Polícia Militar e foram presos.

“Na época, quatro indivíduos assaltaram um estabelecimento comercial na localidade de Residência Fuck, em Monte Castelo. Na fuga sentido Papanduva pela BR-116, os indivíduos mudaram a rota e seguiram pela Serra do Pinheiro Seco, onde efetuaram o segundo roubo e trocaram de veículo. Os bandidos seguiram para Santa Terezinha, onde cometeram o terceiro roubo e trocaram novamente de veículo. A Polícia Militar estava atendendo as ocorrências, quando encontramos os assaltantes no interior de Santa Terezinha na viatura em que estávamos eu, o sargento Moreira e o soldado Lansky. Chovia muito no momento da perseguição e abordagem foi em um estrada de chão batido e em um local de difícil comunicação via rádio ou celular”, relata o cabo Jackson.

Durante a ocorrência, os criminosos colidiram o veículo contra um barranco e já desceram armados, prontos para atirar contra os militares. Os policiais agiram e em questão de segundos tiveram de sacar as armas para se defender. Na ação dois assaltantes foram alvejados pelo cabo Jackson e morreram no local. Os outros dois indivíduos se entregaram a Polícia Militar. Todos os bandidos eram provenientes de São José dos Pinhais. Pelo menos um deles, segundo a polícia, era integrante de uma facção criminosa de São Paulo e todos tinham antecedentes criminais. 

Após o confronto foram apreendidas pelo menos sete armas de fogo entre espingardas, revólver calibre 38 e duas pistolas 9mm, as quais são de uso restrito das forças de segurança. O comandante da Guarnição Especial de Mafra, tenente coronel Marcelo Pereira, destacou que todos os policiais da GEMFA, assim como cabo Jackson, colocam as vidas em riscos para proteger a população. 

Na tribuna da Câmara Municipal de Mafra, o cabo Jackson agradeceu a homenagem e ressaltou que diariamente os policias militares trabalham em prol de construir lugares melhores e mais seguros para a população viver. Além da homenagem recebida em Mafra, o cabo recebeu moção de aplauso junto com o sargento Moreira e o soldado Lansky nas câmaras municipais de Santa Terezinha, Papanduva e Monte Castelo, somando quatro homenagens por ato de bravura pela mesma ocorrência. 

*Reportagem da APRASC - com informações da Câmara de Vereadores de Mafra

Fotos: Câmara de Vereadores de Mafra

[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h