Dia do Soldado

Geral

Soldado BM aprasquiano Willian Valdeley é o novo binômio ativo do CBMSC com o cão Marley
12/08/2019

O aprasquiano soldado BM Willian Valdeley Marques e o cão Marley são o novo binômio ativo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Depois de muito treinamento, eles agora possuem a certificação nacional. Para atuar na atividade da corporação é necessário ter a certificação, que pode ser estadual, nacional ou internacional. Esta é a primeira certificação recebida pelo cão Marley, que tem um ano e 9 meses de idade, e agora está apto para atuar em missões até fora do Estado, como explica o tutor dele, o soldado BM Willian Valdeley.

“A nossa corporação adota um padrão de qualidade para os cães de busca e resgate. O cão só se torna operacional após a aprovação em uma certificação. A partir dos 18 meses, tem de passar por uma prova de certificação. Nesta, a primeira do Marley, que também é meu primeiro cachorro de trabalho, ele obtivemos êxito e agora ele está apto para atuar em qualquer busca real até em nível nacional”, diz o soldado Valdeley.

Atuando atualmente na OBM Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, o soldado Willian Valdeley, que entrou em 2014 no CBMSC, tem o cão Marley desde filhote em casa e conta que é um processo é assíduo, com treinamentos constantes para poder atuar na busca e resgate de pessoas.

“Meu trabalho com o Marley começou desde filhote. Ele veio morar comigo e está sempre junto em casa e no quartel. Os treinamentos começam sempre com brincadeira para o cão entender, neste processo, que estar com pessoas é divertido. Fomos fazendo treinamentos para ir aprimorando o olfato de forma mais correta para encontrar pessoas. E agora, na prova da primeira certificação, passou por três provas e foi aprovado para se tornar um cão de busca e resgate na Grande Florianópolis. O processo não termina com a certificação. É necessário continuar com os treinamentos com assiduidade tornando-o mais ativo e nteligente e com melhor capacidade física para as ações na corporação”, explica o soldado BM Willian Valdeley.

A certificação nacional de cães na qual Marley obteve a primeira certificação aconteceu no entre os dias 02 e 04 de agosto na Floresta Nacional do município de Três Barras, no norte de Santa Catarina. Outros seis binômios catarinenses foram recertificados nacionalmente na prova. São eles: os aprasquianos cabo BM Fumagalli e o cão Hunter, de Curitibanos; o cabo BM de Souza e a cachorra Zaara, de Brusque; e o soldado BM Josclei e o cão Iron, de Xanxerê. Também foram recertificados na prova o aluno sargento BM Romão e o cão Bravo, Capitão BM Michels e cão Chewbacca e o Capitão BM Moura e cão Johny. As certificações valem por dois anos.

*Foto/Divulgação: CBMSC 

Ouça a matéria na Radioweb APRASC

[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h