Banda da PMSC: Parabéns pelos seus 126 anos de fundação

Geral

APRASC comemora 18 anos de fundação em evento
30/08/2019

A APRASC celebrou seus 18 anos de fundação em uma solenidade realizada na última terça-feira (27/08) na sede da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, em Florianópolis. A solenidade reuniu fundadores, ex-presidentes, membros da Diretoria, funcionários e autoridades civis e militares para homenagear a história de lutas e vitórias da Associação, que completou sua maioridade no dia 25 de agosto, dia do soldado.

Ao lado do presidente da APRASC e anfitrião do evento, subtenente RR João Carlos Pawlick, estiveram presentes na mesa principal o presidente do Conselho Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes; o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira e o deputado estadual Sargento Lima (PSL), representando a presidência da Alesc o deputado Maurício Eskudlark, líder do governo na Assembleia e presidente da Comissão de Segurança Pública e o presidente da ABERSSESC, Flavio Hamann, representando o grupo de oito entidades representativas dos militares.

Em seu discurso, o presidente da APRASC, subtenente João Carlos Pawlick, ressaltou os bons índices contra a criminalidade, alcançados pela PMSC e Secretaria da Segurança Pública. Porém destacou que o grande responsável por esse números está na qualidade e comprometimento dos praças militares, que, diariamente arriscam a vida nas ruas para combater o crime e proteger o cidadão. “E, hoje, quando a APRASC alcança a sua maioridade, os grandes homenageados são vocês, praças, homens e mulheres, policiais e bombeiros militares que superam as dificuldades e, com coragem, fé e determinação cumprem sua missão.

Pawlick disse ainda que dezoito anos depois de passar por várias administrações, a APRASC acumula uma série de conquistas pela valorização do praça. Mas não parou no tempo. Continuou se modernizando, acompanhando os avanços da sociedade e mantendo firme sua luta pela categoria. “Mas se antes a APRASC lutava nas ruas, sendo implacável na busca legítima por melhorias salariais, hoje, a associação leva o campo de batalha para as esferas judiciais e para dentro dos debates democráticos do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa. Lá continuamos cobrando pleitos como melhores condições de trabalho, um novo Plano de Carreira e a tão aguardada reposição salarial. Entre as demais lutas estão a implementação do QOA e o fim da escala 24 x 48. Essa aproximação com os poderes não quer dizer subserviência. Mas se quisermos alcançar nossos objetivos é preciso construir pontes e, nesse caso, a capacidade de diálogo é nossa principal arma. Quem ganha é a sociedade, com uma segurança pública cada vez mais motivada para combater o crime”, frisou.

CFS e Plano de Carreira

Em seu discurso, o presidente do Conselho Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial reconheceu a luta da Diretoria da APRASC e anunciou um novo curso de formação de sargentos a ser aberto ainda este ano, com garantia que possam ser promovidos aqueles que vão adquirir esse direito no fim de 2020, quando haverá 220 vagas.

O Comandante-Geral também afirmou a necessidade de se discutir com urgência um novo plano de carreira, uma das principais demandas da APRASC. “Já passou da hora de sentar e colocar para andar o novo plano de carreira, uma herança de gestão anterior, que precisa ser rediscutido e aperfeiçoado, porque os tempos são outros”, completou Araújo Gomes.

Homenagem aos fundadores

O esforço e trabalho precursor dos fundadores e ex-presidentes foram reconhecidos durante a cerimônia. Uma medalha em homenagem foi entregue aos fundadores Adnilson Homem Botelho, Jairo Flausino Schlemper, José Leal de Oliveira Godoy, Júlio César Paim de Almeida, Luiz Carlos Rodrigues, Max Roberto Martins e Osni Orli Nascimento e aos ex-presidentes Elisandro Lotin de Souza (gestão 2012-2015) e Edson Garcia Fortuna (gestão 2015-2018).

O início da solenidade contou com uma bênção especial do diácono terceiro sargento da reserva Ricardo José de Souza. Os Hinos Nacional e de Santa Catarina foram interpretados pelos músicos, o sargento Leandro Espíndola, no saxofone, o barítono subtenente Giovane Pacheco e o pianista Vilmar Uhlig Junior. Após a cerimônia, os convidados foram recepcionados com um coquetel.

Confira o vídeo resumo sobre os atos em comemoração aos 18 anos da APRASC:

Confira as fotos do evento

Ouça a notícia na RádioWeb APRASC

 

 

 

[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241 3039-0609

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h