Reunião do Conselho Fiscal é cancelada em função da pandemia do coronavírus

Geral

Coronavírus: APRASC vai ao Comando para falar sobre a situação dos praças militares
18/03/2020

 A APRASC, através do presidente João Carlos Pawlick e do diretor da Regional BM Grande Florianópolis, Paulo Cesar Aguieira, esteve nessa quarta-feira (18/03) na sede do Comando Geral da PMSC, para falar da situação dos praças - policiais militares -que estão atuando na segurança da população e sobre as medidas de proteção que devem ser tomadas nesse momento de enfrentamento da pandemia do Coronavírus.

Segundo o coronel Pontes, foi feita aquisição do material, mas está acontecendo a dificuldade de entrega, pois as empresas estão solicitando prazo de 20 dias. O governo está com dificuldade e tentando resolver o problema. 

Hoje, o Comando Geral da Polícia Militar emitiu nota, assinada pelo subcomandante-geral PMSC, coronel PM Claudio Roberto Koglin, anunciando que todas as operações ordinárias da polícia militar estão suspensas. A exceção se faz na operação Mãos Dadas, que será mantida com efetivo do CFAP.

JURÍDICO DA APRASC

Nessa quarta-feira (18/03), o advogado da APRASC, Leonardo Borchardt, do Escritório Central, também esteve na sede do Comando Geral da Polícia Militar, em Florianópolis. O objetivo foi conhecer os trabalhos preventivos que estão sendo tomados com os praças.

Segundo informaram ao advogado, foi criada uma sala de crise com o intuito de cuidar da saúde dos policiais militares. Também informaram que os EPI's (luvas, álcool e máscaras) serão providenciados, porém com alguma dificuldade devido à escassez e imprevisibilidade.

Outra medida informada pelo Comando é que os praças com sintomas serão afastados e apoiados nos moldes solicitados pela APRASC. Os praças do grupo de risco serão avaliados individualmente.

“Na minha visita, falei muito com todos sobre os cuidados necessários com os praças e a importancia dos procedimentos na liberação dos mesmos”, disse Borchardt.

A PM também disponibilizou telefones de médicos de plantão para atender aos militares:

Telefone da Médica de Plantão: 3229 6942 

Médico PM de Plantão: Ten Medica Rafaela   48 999191170

Ten Medica Ariana 48 996173120

Notas emitidas pela PMSC

Em complemento a Nota 45/DSPS/PMSC/2020:

         Reforço a necessidade do preenchimento do Link do Formulário de Diagnóstico Institucional do Coronavírus: https://bit.ly/39PKFLd

o qual deverá ser obrigatoriamente preenchido diariamente até as 17h pelo Comandante imediato do Policial Militar que apresentou SUSPEITA;

Orientações em caso de suspeita de contaminação:

1)   Dirigir-se imediatamente ao posto de saúde mais próximo da sua residência;

2) Informar imediatamente seu comandante imediato, o qual deverá preencher o formulário de diagnóstico Institucional e avisar o Oficial Médico responsável pela circunscrição

3) Não será exigido o comparecimento pessoal para a entrega do atestado médico, conforme previsão no Art 3º do Decreto 507 (16/03/2020)

4) A homologação dar-se-à após a alta médica.

5) Seguir o protocolo estabelecido – isolamento domiciliar ou internação hospitalar.

Como proceder em caso de suspeita de contaminação:

1)   Dirigir-se imediatamente ao posto de saúde mais próximo da sua residência;

2)   Informar imediatamente seu comandante imediato, o qual deverá acionar o Oficial Médico responsável pela circunscrição (OPM/RPM);

3)   Seguir o protocolo estabelecido – isolamento domiciliar ou internação hospitalar.

Informamos que o Comando Geral, por intermédio do EMG, DP e DSPS, está ultimando a elaboração de um Plano de Contingência para a PMSC.

Como parte do citado Plano de Contingência, estamos implementando o formulário o qual deverá ser obrigatoriamente preenchido diariamente até as 17h pelo Comandante imediato do Policial Militar que apresentou suspeita ou confirmação do Covid-19.

Para maiores informações acesse o site https://saude.gov.br/ ou baixe o aplicativo Coronavirus – SUS

A Diretoria de Saúde e Promoção Social encontra-se à disposição para dirimir qualquer eventual dúvida em âmbito local/regional através das Formações Sanitárias e em âmbito Estadual através dos telefones:

- DSPS: (48) 3665-8275

- Sala de situação (em interlocução com a DSPS): (48) 3229 6942 

NOTA Nº49/DSPS/20

ASSUNTO: Incentivo aos PMs procurarem posto de vacinação.

         Tendo em vista que a debilidade pode gerar complicação para a imunidade, consequentemente trazer facilidade para a propagação do COVID-19 e como diversos Postos de Saúde ainda possuem disponibilidade das seguintes Vacinas: BCG; HPV (vírus do papiloma humano); Pneumocócica, contra pneumonia; Meningocócica C, contra meningite; Febre Amarela; VIP/VOP (vacina inativada e vacina oral poliomielite);Hepatite B; Penta (vacina adsorvida difteria, tétano, Hepatite B-recombinante, Haemophilus influenzae b – conjugada e pertussis); Rotavírus;Influenza na sazonalidade;Hepatite A;Tetra viral (varicela-catapora, sarampo, caxumba e rubéola);Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);Dupla adulto (difteria e tétano); e dTpa (difteria, tétano e coqueluche). Todas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

         Solicito o empenho dos Comandantes de OPM para contactar com a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de verificar disponibilidade das mesmas para aplicação aos Policiais Militares, bem como o próprio Policial Militar se dirigir ao Posto de Saúde mais próxima para aplicação da vacina, caso haja disponível.      

Galeria de Fotos
[ Últimas notícias ]
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES LUTANDO PELA SEGURANÇA DA SOCIEDADE
  • (48)3223-2241

Associação de Praças de Santa Catarina - Rua Raul Machado, 139 Centro - CEP: 88020-610 - Florianópolis/SC

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h