rasgado
rasgadorasgado

Notícias

imagem noticia

Praças salvam recém nascido em Jaraguá do Sul

Durante a manhã da última quinta-feira (30/09), uma ocorrência envolvendo um recém nascido mobilizou a polícia militar de Jaraguá do Sul. 

Por volta das 10h, a guarnição PM 5216, composta pelos soldados Jonas Schramowsky e Davi Rangel dos Santos, foi acionada até a rua Rua Rinaldo Bogo, no bairro Ilha da Figueira. Na ocasião,  o pequeno Bernardo, de apenas 24 dias, havia se afogado com o leite materno, deixando seus pais e familiares em pânico. 

O socorro foi acionado via central de emergência pela mãe de Bernardo, que imediatamente recebeu orientações enquanto a ajuda se deslocava. Quando a guarnição chegou ao local, o pequeno Bernardo já estava com visíveis sinais de asfixia. 

Foi então que o Sd Schramowsky pegou a criança em seus braços e iniciou a manobra conhecida como heimlich, procedimento que consiste em deitar o bebê de bruços e, com uma das mãos, bater em formato de concha nas costas até a desobstrução das vias aéreas. “Tivemos que adentrar a rua na contramão para chegarmos mais rápido, até porque era uma corrida contra o tempo. O bebê estava nos braços do pai, com o rosto roxo e desfalecido. Então desci e iniciei o salvamento”, conta o Sd Schramowsky. 

Após o procedimento, feito de maneira correta e com destreza, Bernardo voltou a respirar e foi entregue aos bombeiros voluntários de Jaraguá do Sul, para ser encaminhado ao Hospital e Maternidade Jaraguá.

Para o Sd Schramowsky, saber que Bernardo estava bem, foi um momento de grande felicidade. “Ficamos muito felizes. É uma situação que foge do nosso dia a dia, mas o objetivo principal sempre se mantém, que é salvar vidas”, completou ele.

A APRASC parabeniza os soldados Schramowsky e Rangel pela brilhante atuação, e enaltece mais uma vez a postura de nossos praças, que não medem esforços para salvar vidas.


O vídeo do salvamento do bebê Bernardo teve grande repercussão nas redes sociais: 

 

06/10/2021 03:10